domingo, 22 de janeiro de 2012

DEFENDER O QUE ESTÁ CORRECTO

"É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego", perguntou o rei (Nabucodonosor), "que vocês se recusam a servir os meus de deuses e adorar a estátua de ouro que eu mandei construir? Vou dar mais uma oportunidade. Quando a música for tocada, se vocês se curvarem e adorarem a estátua, nada lhes acontecerá. Mas, se vocês não fizerem isso, serão jogados na grande fornalha acesa, imediatamente." Daniel 3:14 e 15 (A Bíblia Viva)

Não é fácil permanecer firme pelo que é correcto quando se sabe que se pode desagradar a alguém importante, de cujos caprichos podem depender a sua vida e bem-estar, especialmente se é um seu amigo e benfeitor. Apesar disso, os três jovens hebreus do nosso versículo preferiram morrer a adorar a imagem de ouro. Não era simplesmente uma questão de adorar um deus falso. Curvar-se diante da imagem seria negar a interpretação que eles já tinham dado anteriormente a Nabucodonosor por inspiração de Deus (ver Daniel 2: 18, 19 e 36).
Semelhantemente, quando Daniel foi proibido de orar ao Deus do Céu durante 30 dias, devido ao decreto real de Dario, ele recusou-se a fingir que já não orava abertamente como de costume.
Requer coragem ficar firme e ser visto como cristão, quando os "amigos" são pessoas em posição de poder que podem prejudicá-lo seriamente.
Frederico o Grande, da Prússia, era conhecido pela sua crueldade e pelo desdém para com a religião. Certa ocasião, o rei dizia piadas grosseiras acerca de Jesus Cristo, e os seus hóspedes riam às gargalhadas. O General Joaquim von Zietan, cristão devoto, colocou-se em pé e dirigiu-se ao rei da seguinte maneira:
"Vossa Majestade sabe que não temo a morte. Já combati e venci batalhas em seu nome. Agora estou velho e em breve terei de comparecer na presença d'Aquele que é maior do que Vossa Majestade, o poderoso Deus que me salvou dos pecados, o Senhor Jesus Cristo contra quem Vossa Majestade blasfema. Eu saúdo-o como um velho que ama o Seu Salvador e se encontra diante dos portais da eternidade."
A sessão de piadas acabou.
Como podemos nós cultivar uma coragem como a que os valorosos hebreus e Joaquim von Zietan revelaram? Aquele que humildemente se curva diante da Majestade do Céu não precisa de ter medo daquilo que o homem pode fazer (ver Salmo 56:11).