sábado, 21 de janeiro de 2012

CRÊ REALMENTE?

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Tiago 2:14

Em 1859, Jean François Gravelet, famoso acrobata francês da corda bamba, mais conhecido como "Blondin", atravessou as cataratas do Niágara sobre uma corda de 330 metros de extensão, suspensa a 48 metros de altura sobre as quedas d'água trovejantes. Ele fez a travessia sobre a corda de várias maneiras: conduzindo um carrinho de mão; sentando-se no meio do caminho para fritar e comer uma omolete; dentro de um saco; de olhos vendados e com pernas de pau! O público afluia aos milhares de toda a parte para assistir àquelas proezas de tirar o fôlego.
Depois dessas apresentações, a multidão aplaudia e aclamava: Blondin! Blondin! Blondin! Certa ocasião, depois de terminar uma das suas famosas travessias, ele perguntou:
- Vocês acreditam que eu consiga carregar alguém sobre os meus ombros?
- Sim! Sim! Sim! - gritou a multidão.
- Tudo bem. - disse Blondin - Se vocês acreditam, que se apresente alguém então para eu carregar.
A aclamação parou. Ninguém se mexia. Uma coisa era crer que Blondin pudesse carregar alguém na travessia; outra coisa era crer que "eu" pudesse ser carregado(a). Finalmente, apresentou-se um homem - obviamente alguém sustentado pela coragem das suas convicções. Enquanto a multidão observava, Blondin carregou aquele homem para o outro lado, em segurança.
Há muita gente hoje como aquela multidão que aclamava Blondin. Dizem crer que Jesus pode salvar - salvar os outros, mas não a "mim". Uma fé como essa não tem valor.
A Bíblia apresenta amplas evidências de que Jesus "pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus". (Hebreus 7:25) Afinal de contas, Ele salvou o ladrão penitente na sua hora extrema, não foi? Porque, então, deveria alguém questionar a Sua capacidade de salvar?
Salvação significa dar o passo inicial de crer em Jesus para a salvação, mas inclui mais: inclui confiar n'Ele a cada passo do caminho. Ao fazermos isso, Ele por Sua vez leva-nos até ao fim com segurança, tal como Blondin fez quando carregou o homem sobre os ombros acima das cataratas do Niágara. E Jesus fá-lo com mais segurança ainda!