terça-feira, 3 de janeiro de 2012

COMO CONHECER DEUS

Conheço Aquele em quem confio. II Timóteo 1:12 (A Bíblia Viva)

Há algum tempo atrás, aproximei-me da velha ponte sobre o rio em Healdsburg, na Califórnia, quando ela estava a ser pintada. Enquanto aguardava que o sinaleiro me permitisse atravessar, observei um juvenil que vinha em direcção oposta. Ao passar por uma tabuleta que dizia: "Tinta Fresca", ele parou, leu-a e passou o dedo no pigmento ainda molhado. Ele não confiou na palavra de outra pessoa em relação à tinta húmida. Queria verificar por si mesmo.
Os estudiosos da mente dizem que há três maneiras pelas quais podemos adquirir conhecimento:
1- Aceitando a palavra de alguém.
2- Raciocinando até chegar a uma conclusão.
3- Realizando uma experiência.
Das três maneiras, a mais segura e satisfatória é fazer uma experiência. A principal razão para isso é que nós queremos ter a certeza se o conhecimento que adquirimos é verdadeiro.
1- Se confiarmos na palavra de alguém, poderemos ser enganados.
2- Se procurarmos usar a razão pura, sem conhecer todos os factos, poderemos chegar a uma conclusão errada.
3- Mas as experiências feitas do modo apropriado apresentam sempre os mesmos resultados, e então poderemos ficar descansados quanta às conclusões.
Quando Paulo escreveu que sabia em quem tinha crido, quis dizer que tinha a certeza absoluta e nenhuma dúvida. Tinha conhecido o seu Senhor, não por causa de algo que tivesse chegado aos seus ouvidos, ou por ter adquirido esse conhecimento através da razão - (ver I Coríntios 1:21). Ele conhecia Deus como resultado de uma experiência pessoal.
No ensino secundário, tive um professor de Química chamado James Thompson. Uma das coisas que o Prof. Thompson nos ensinou foi que a água era constituída por dois gases, hidrogénio e oxigénio. Ele também disse que a água continha duas vezes mais hidrogénio do que oxigénio. Tínhamos aprendido algo. Mais tarde, entretanto, o Prof. Thompson ensinou-nos a separar a água nos seus elementos componentes, através da electrólise. Agora sabíamos, por termos feito uma experiência real, que aquilo que ele nos tinha dito era verdade. Também descobrimos que, sempre que fizéssemos essa experiência, o resultado seria o mesmo.
O conhecimento experimental de Deus é a maneira mais segura e satisfatória de O conhecer. É esse tipo de conhecimento que nós precisamos de adquirir se quisermos herdar a vida eterna (ver João 17:3).