domingo, 8 de janeiro de 2012

A CARTA DE AMOR QUE DEUS NOS ENVIA

Porventura não te escrevi excelentes coisas acerca de conselhos e conhecimentos, para mostrar-te a certeza das palavras da verdade? Provérbios 22:20 e 21

Nos tempos antigos, as cartas eram escritas em folhas ou rolos de papiro. O papiro era um junco que crescia nas margens do rio Nilo. Esse junco era partido, achatado e depois colocado lado a lado, sendo posteriormente colado a uma camada semelhante, posta sobre a primeira, em ângulos rectos. Depois da cola secar, as cartas eram escritas nessas folhas. Às vezes as folhas de papiro eram coladas ou costuradas pelas extremidades, formando um rolo.
Muitos manuscritos e cartas escritos sobre papiro há mais de dois mil anos já foram descobertos em montes de entulho no Egipto. O clima seco preservou-os. Muitos deles revelam coisas fascinantes acerca das pessoas daquele tempo! Como a maioria da população era analfabeta, quase todas as cartas eram ditadas a um escriba. Algumas dessas missivas sobreviventes eram cartas de amor.
Noutras partes do mundo mediterrânico, as cartas eram escritas em pergaminhos. O pergaminho fazia-se com couro de animais. Devido às condições climáticas e à natureza perecível desse material, poucos pergaminhos sobreviveram à implacável passagem do tempo. A palavra "pergaminho", diga-se de passagem, é derivada de Pérgamo, uma cidade da Ásia Menor, onde eram preparados esses couros. É interessante observar que a igreja de Pérgamo, não muito distante do lugar onde João escreveu o livro do Apocalipse, foi uma das destinatárias das cartas dele às sete igrejas.
Os profetas de Deus foram Seus amanuenses ou escribas. Não que Deus não possa escrever. Sabemos que Ele pode. Entretanto, com excepção dos Dez Mandamentos (ver Êxodo 32:16), Ele decidiu usar profetas como Seus escrivãos. A Bíblia é a Sua carta de amor para nós. Embora escrita há séculos atrás, ela nunca envelhece. Ao contrário, oferece constantemente novos vislumbres da altura, profundidade, comprimento e largura do amor de Deus para connosco. Podemos ler e reler as suas mensagens sempre que quisermos, sem nunca esgotar todo o seu significado.
Ao contrário de qualquer outro livro já escrito, a Bíblia tem o poder de mudar vidas para melhor. Se deixarmos o seu autor, o Espírito Santo, guiar-nos enquanto estudamos a Bíblia, ela poderá transformar a nossa vida. Deixe que isso aconteça! Nunca se arrependerá!